Concurso Câmara de Madre de Deus de Minas – MG 2020: edital divulgado

O concurso Câmara Madre de Deus de Minas – MG oferece quatro vagas para os cargos de Contador, Agente de Serviços e Oficial Administrativo.

A Câmara de Madre de Deus de Minas, em Minas Gerais, liberou edital nº 001/2019 para reforçar seu quadro de servidores públicos. São quatro vagas em disputa: uma destinada ao cargo de Agente de Serviços, outra para o cargo de Contador e as últimas duas ao cargo de Oficial Administrativo. O Concurso Câmara Madre de Deus de Minas – MG será organizado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS).

Todos os candidatos serão submetidos à avaliação de múltipla escolha, sendo a prova de títulos (segunda etapa) reservada apenas para os inscritos ao cargo de Contador.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação. No entanto, a Câmara de Madre de Deus de Minas tem a autonomia de prorrogar mais uma vez e por igual período.

Salários, jornada de trabalho e nível de escolaridade

CargoNúmero de VagasNível de EscolaridadeCarga HoráriaVencimento inicial em R$
Agente de Serviços1Ensino Fundamental30h1.176,00
Oficial Administrativo2Ensino Médio Completo, além de conhecimentos de Informática30h1.756,00
Contador1Ensino Superior em Ciências Contábeis, além de Registro no Conselho Regional de Contabilidade30h2.500,00

Como fazer a inscrição no Concurso Câmara de Madre de Deus de Minas – MG?

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março de 2020, tanto pelo site da organizadora do concurso quanto presencialmente (sede da Fundação CEFETMINAS ou Câmara de Madre de Deus de Minas).

Será admitida a inscrição por procuração. No entanto, torna-se necessária a apresentação do documento de identidade original do representante, bem como a cópia do documento de identidade do candidato.

Confira o valor da taxa de inscrição para cada um dos cargos:

CargoTaxa de Inscrição em R$
Agente de Serviços60,00
Oficial Administrativo80,00
Contador100,00

É possível solicitar isenção da taxa?

Sim. Desde que o candidato comprove limitações de ordem financeira, não possua vínculo empregatício vigente, não tenha contrato de prestação de serviços com o poder público ou não exerça atividade legalmente reconhecida como autônoma. Para isso, é preciso seguir alguma dessas orientações:

  • Realizar a inscrição pelo site da Fundação CEFETMINAS, assinalar a opção para solicitar isenção da taxa e anexar os documentos necessários para comprovar condição de hipossuficiência financeira (vide edital);
  • Enviar para a Fundação CEFETMINAS - via SEDEX ou Carta Registrada - formulário de isenção preenchido, junto aos documentos que comprovem a hipossuficiência financeira. Esse formulário pode ser encontrado nos anexos do edital nº 001/2019.

E o que é preciso saber sobre as provas?

As provas de múltipla escolha serão aplicadas na cidade de Madre de Deus de Minas, com pontuação mínima de 60% e na data provável de 10 de maio de 2020.

A duração das provas será de três horas, sendo responsabilidade do candidato observar o horário estabelecido. Assim sendo, é necessário comparecer aos locais de prova 60 minutos antes do fechamento dos portões.

Confira o esquema de estudo para cada um dos cargos do Concurso Câmara Madre de Deus de Minas:

Cargo de Agente de Serviços

DisciplinaNº de QuestõesPesoValor Total da Nota
Língua Portuguesa10330
Matemática10330
Conhecimentos Gerais10440
Total:30100

Cargo de Oficial Administrativo

DisciplinaNº de QuestõesPesoValor Total da Nota
Língua Portuguesa5315
Matemática5315
Conhecimentos Gerais5315
Informática Básica5315
Regimento Interno10440
Total:30100

Cargo de Contador

DisciplinaNº de QuestõesPesoValor Total da Nota
Língua Portuguesa52,512,5
Matemática52,512,5
Conhecimentos Gerais326
Informática Básica224
Regimento Interno5315
Conhecimentos Específicos10550
Total:30100

Prova de títulos (para o cargo de Contador)

A segunda etapa do concurso (prova de títulos) é destinada especialmente aos candidatos para o cargo de Contador, com caráter apenas classificatório. Esta fase valerá até cinco pontos, ainda que a soma dos pontos obtidos pelos títulos apresentados seja superior a esse valor.

Os títulos, acompanhados do “Formulário de Envio de Títulos”, deverão ser enviados para a Câmara ou para a Fundação CEFETMINAS via carta registrada ou SEDEX. Também é possível entregar os documentos presencialmente e para os mesmos endereços. Atenção: o candidato precisa acompanhar os prazos estabelecidos no cronograma para ficar por dentro de eventuais novidades.

Os documentos deverão ser entregues em cópias simples, com envelope (tamanho A4), identificados do lado de fora conforme modelo de etiqueta disponível no edital. Confira os critérios de pontuação:

TítuloPonto por TítuloValor Máximo
Pós-Graduação, com carga horária mínima de 360 horas0,501
Mestrado1,51,5
Doutorado2,52,5

E se houver empate?

Terá preferência o candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos. No entanto, se ainda persistir, o edital prevê que o desempate beneficiará o candidato que:

  • Tiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos, se aplicável;
  • Tiver maior pontuação nas questões de Regimento Interno, se aplicável;
  • Tiver maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa;
  • Tiver maior pontuação nas questões de Matemática;
  • Tiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Gerais;
  • Tiver maior pontuação nas questões de Informática;
  • Tiver mais idade, levando-se em consideração o ano, mês e dia do nascimento.

Sobre o município de Madre de Deus de Minas - MG

O município de Madre de Deus de Minas está situado no centro sul do estado de Minas Gerais, na região de São João del Rei. Como as demais cidades das redondezas, Madre de Deus de Minas tem uma localização geográfica privilegiada.

O município está próximo a Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Ou seja, cerca de 50 km de São João del-Rei e mais ou menos 300 km das demais. De acordo o último censo do IBGE, a população chega aos 4.904 habitantes.

Mais informações

Quer conferir mais informações sobre o Concurso Câmara de Madre de Deus de Minas? O edital de nº 001/2019 fornece informações detalhadas sobre os cargos, atribuições, conteúdo programático de acordo com o nível exigido para o cargo, cronograma previsto e outros procedimentos. Acesse o edital e atualizações no site da Fundação CEFETMINAS!

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Madre de Deus de Minas diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »