Português – Nível Fundamental

Prepare-se com questões de Português para nível fundamental

01

(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Motorista)- São todas monossílabas as palavras do item:

Código da questão
Q57629Ca
02

(MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa CORRETA quanto à concordância nominal:

Código da questão
Q56974Ca
03

(FUNDEP - 2014 - COPANOR - Agente de Saneamento) - Assinale a alternativa que apresenta o sinônimo de ESBANJAR.

Código da questão
Q57361Ca
04

(Instituto Ludus - 2012 - APPM/PI) “Fé” é uma palavra:

Código da questão
Q1611Ca
05

(OBJETIVA - 2012 - EPTC - Agente de Serviços Gerais) - No emprego da expressão “a prazo” não foi utilizado acento indicativo de crase. A alternativa em que o NÃO emprego do acento se deu pelo mesmo motivo é:

 

Código da questão
Q57514Ca
06

(EXATUS-PR - 2016 - Operador de Retroescavadeira) - Assinale a alternativa em que a palavra encontra-se no gênero MASCULINO:

Código da questão
Q57463Ca
07

(OBJETIVA - 2012 - EPTC - Agente de Serviços Gerais) - 

As regiões polares são os locais _________ se observa o maior aumento de temperatura do ambiente devido às mudanças climáticas. Enquanto no planeta a elevação média nos últimos 50 anos foi de 0,8°C, na Antártida, o aquecimento foi 2°C e, no Ártico, de 5°C. Inicialmente, os números não parecem alarmantes, mas podem colocar em risco a vida de um grupo específico e muito importante de peixes que vivem no Polo Sul: os nototenioides, base alimentar de diversos animais e peça-chave para o equilíbrio ecológico da região.

Esses peixes, adaptados para viverem em águas com temperaturas extremamente baixas e para suportarem os altos níveis de radiação ultravioleta em seu hábitat, podem sofrer estresse psicológico devido ao “calor”, como constatou uma equipe de pesquisadores de diversos países, liderados por um cientista da Universidade de Yale, nos Estados Unidos em estudo publicado em fevereiro de 2012.

O objetivo inicial era apenas compreender como os nototenioides evoluíram para viver na região. “De fato, conseguimos _________ seu processo evolutivo, mas, durante a pesquisa, notamos que, devido ao padrão desses peixes de se adequarem às condições polares, a tendência de o Oceano Antártico se aquecer representa uma ameaça para as espécies”, comenta Thomas Near, principal autor do estudo.

Como esses animais são a principal fonte de alimentação de pinguins, a redução de sua população pode levar a um desequilíbrio ecológico na região. Near descreve que as temperaturas mais elevadas, além de causarem estresse nos peixes, vão permitir que outras espécies não antárticas colonizem as águas do Polo Sul. (...)

<http://jornalmeioambiente.com> - adaptação

Segundo o texto, assinalar a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q57490Ca
08

(CETAP - 2019 - Prefeitura de Maracanã) - No trecho ‘Lamento, não vai acontecer.", as formas no futuro do presente e do futuro do pretérito do verbo lamentar são, respectivamente:

Código da questão
Q56510Ca
09

(Instituto Legatus - 2016 - Prefeitura de Angical do Piauí - PI - Agente Comunitário de Saúde) - 

O pedestre também faz parte do trânsito

(Débora Monteiro)

O pedestre também faz parte do trânsito e merece respeito. Por mais simples que seja esta afirmação, está claro que ela ainda não foi bem assimilada por toda a sociedade, que parece entender que quem caminha pelas ruas está lá só para atrasar o trajeto dos motoristas.

O pedestre, aliás, é o personagem do trânsito que ocupa o menor espaço, que menos polui e que é o mais vulnerável. Essas são características suficientes para exigir mais respeito e torcer para que mais pessoas ocupem o lugar de pedestre, desafogando o trânsito caótico que somos obrigados a vivenciar diariamente. É verdade que somos refém de uma desestrutura urbana que nos obriga a depender de um carro para nos locomover. Assim, aprendemos a dirigir, mas não aprendemos a respeitar.

Vale lembrar que não é só de direitos que vive o pedestre. A obrigação de atravessar na faixa ou na passarela é algo que pode fazê-lo perder alguns minutos, mas pode salvar sua vida. Enquanto motoristas, reclamamos do pedestre. Enquanto pedestre, reclamamos do motorista. Enquanto cidadãos, o que fazemos para melhorar nossa realidade? Reclamar nas redes sociais não muda a sociedade. Agir como cidadão consciente sim.

É importante observar o quanto o trânsito reflete a educação de uma sociedade. Quem já se viu pedestre nas cidades onde o respeito predomina, sabe o quanto é vergonhoso compararmos com a dinâmica do trânsito de cidades brasileiras, onde o pedestre não tem vez.

Em algumas culturas como a nossa, o ego do indivíduo está diretamente ligado ao modelo do automóvel que dirige, fazendo-o acreditar que se encontra em uma posição superior àquele que caminha pelas ruas. Não importa se você tem consciência cívica, caso você esteja no papel de pedestre, será inevitavelmente visto como alguém que não merece atenção dos demais integrantes do trânsito.

(Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2015/09/22/noticiafortaleza,3507841/cronica-o-pedestre-tambem-faz-parte-do-transito.shtml Adaptado para fins didáticos.)

A autora afirma que “Assim, aprendemos a dirigir, mas não aprendemos a respeitar”. Com base nas ideias defendidas ao longo do texto, ao afirmar isso ela declara que:

Código da questão
Q57835Ca
10

(OBJETIVA - 2012 - EPTC - Agente de Serviços Gerais) - Analisar os itens abaixo:

 

I - Derrepente - aerosol.

II - Sujeira - embaixo.

III - Assoalho - vaçoura.

 

Está(ão) CORRETO(S), segundo as normas ortográficas vigentes:

Código da questão
Q57482Ca